O Parque Fluvial da Lavandeira é o local de encontro com o rio Zêzere. O espaço conta com diversas infraestruturas, sendo possível participar em atividades como passeios de barca rio acima, para além de uns refrescantes mergulhos no rio.
O Caminho do Xisto de Janeiro de Cima proporciona a possibilidade de apreciar as paisagens serpenteadas pelo Rio Zêzere e encontrar campos ainda cultivados, divididos por grandiosos “fortes” em xisto.
A Casa das Tecedeiras é um centro interpretativo do ciclo do linho, localizado no centro de Janeiro de Cima. Tem uma amostra de teares e utensílios, ao mesmo tempo que é um centro de tecelagem ao vivo, com exposição de trabalhos das tecedeiras e outras mostras relacionadas com a tecelagem e com o linho.
O restaurante “O Fiado” situa-se no centro da aldeia e deve o seu nome à atividade tradicional da tecelagem do linho. Considerado uma referência gastronómica do concelho do Fundão, homenageia os pratos tradicionais e regionais, com destaque para o cabrito no forno a lenha, a chanfana, os maranhos e o polvo à lagareiro.
A rede das Aldeias Xisto, da qual Janeiro de Cima faz parte, é constituída por 27 aldeias distribuídas por 16 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal, inseridas num território montanhoso atravessado pelo rio Zêzere, de enorme beleza e infinitas possibilidades de descoberta e aventura.
Janeiro de Cima é um dos locais de passagem da Grande Rota do Zêzere (GR 33), onde poderá pernoitar e comer. Ao longo dos seus 370 Km, acompanha o Rio Zêzere desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, onde encontra o Rio Tejo. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa, de forma contínua e encadeada.
No inverno, a Serra da Estrela é o único lugar em Portugal onde pode divertir-se na neve. Já no verão, é possível explorar os mais de 300km de trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela, as nascentes dos maiores rios portugueses e os deslumbrantes vales glaciares de Loriga e Manteigas.
Os Passadiços do Orvalho, no concelho de Oleiros, têm vista para algumas das paisagens mais arrebatadoras da Beira Baixa e proporcionam acesso a um conjunto de geomonumentos classificados pela UNESCO, como a Cascata da Fraga de Água d´Alta e o Cabeço do Mosqueiro. Estão inseridos na Geo Rota do Orvalho com cerca de 9 km de extensão.