Actividades
Rio Zêzere / Parque Fluvial

O Parque Fluvial da Lavandeira é o local de encontro com o rio Zêzere. O espaço conta com diversas infraestruturas, sendo possível participar em atividades como passeios de barca rio acima, para além de uns refrescantes mergulhos no rio.

Saiba Mais!
Caminho do Xisto de Janeiro de Cima

O Caminho do Xisto de Janeiro de Cima proporciona a possibilidade de apreciar as paisagens serpenteadas pelo Rio Zêzere e encontrar campos ainda cultivados, divididos por grandiosos “fortes” em xisto.

Saiba Mais!
Casa das Tecedeiras

A Casa das Tecedeiras é um centro interpretativo do ciclo do linho, localizado no centro de Janeiro de Cima. Tem uma amostra de teares e utensílios, ao mesmo tempo que é um centro de tecelagem ao vivo, com exposição de trabalhos das tecedeiras e outras mostras relacionadas com a tecelagem e com o linho.

Saiba Mais!
Gastronomia

O restaurante “O Fiado” situa-se no centro da aldeia e deve o seu nome à atividade tradicional da tecelagem do linho. Considerado uma referência gastronómica do concelho do Fundão, homenageia os pratos tradicionais e regionais, com destaque para o cabrito no forno a lenha, a chanfana, os maranhos e o polvo à lagareiro.

Saiba Mais!
Aldeias do Xisto

A rede das Aldeias Xisto, da qual Janeiro de Cima faz parte, é constituída por 27 aldeias distribuídas por 16 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal, inseridas num território montanhoso atravessado pelo rio Zêzere, de enorme beleza e infinitas possibilidades de descoberta e aventura.

Saiba Mais!
Grande Rota do Zêzere

Janeiro de Cima é um dos locais de passagem da Grande Rota do Zêzere (GR 33), onde poderá pernoitar e comer. Ao longo dos seus 370 Km, acompanha o Rio Zêzere desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, onde encontra o Rio Tejo. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa, de forma contínua e encadeada.

Saiba Mais!
Serra da Estrela

No inverno, a Serra da Estrela é o único lugar em Portugal onde pode divertir-se na neve. Já no verão, é possível explorar os mais de 300km de trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela, as nascentes dos maiores rios portugueses e os deslumbrantes vales glaciares de Loriga e Manteigas.

Saiba Mais!